Vantagens e desvantagens de pegar um empréstimo para capital de giro

Vantagens e desvantagens de pegar um empréstimo para capital de giro
Gostou então Vote!

Vantagens e desvantagens de pegar um empréstimo para capital de giro

Pegar um empréstimo para capital de giro pode ser a maneira da qual os empresários têm de fazer o seu negócio crescer. Através do capital disponível, é possível alavancar a sua empresa no mundo dos negócios. Frente aos concorrentes, é extremamente importante se manter estável e com uma boa estratégia de marketing.

Esse capital se trata daquele dinheiro que é direcionado para o funcionamento diário da empresa. Ele deve estar disponível para eventualidades imediatas que necessitam de quitação. Principalmente as novas empresas podem ter dificuldade de atingir um ponto de equilíbrio, onde os lucros cobrem as despesas.

Em algum momento, principalmente em fases de crise financeira, a falta de capital de giro pode ser um problema mesmo para as empresas mais consolidadas. Muitos têm o costume de investir em financiamentos de longo prazo, mas pegar um empréstimo para capital de giro de curto prazo também pode ser uma ótima saída.

Os empréstimos de capital de giro são aqueles que se destinam a estabilização de atividade de uma empresa. São voltados para as despesas diárias, como o pagamento de salários, mantimento de estoque, manutenção da infraestrutura, entre outras. Servem para operações diárias e não para investimentos de longo prazo.

O capital de giro não tem ligação com os lucros ou perdas da empresa. Se trata de um capital bruto que entra no caixa com uma destinação determinada. É um dinheiro de fácil acesso que serve para a manutenção diária da empresa, como as despesas fixas já citadas anteriormente.

Vantagens de pegar um empréstimo para capital de giro

Caso você solicite um empréstimo para capital de giro para prevenção, estará preparado para qualquer onda de instabilidade que surgir. Mesmo as empresas mais consolidadas podem enfrentar esses tipos de problemas, principalmente por ocorrer de não conseguirem pagar suas despesas mensais.

Mesmo que a empresa não entre em estado de falência em momentos difíceis, é possível criar um comportamento de desconfiança do mercado. A partir do momento em que o negócio não consegue se manter, se torna cada vez mais difícil conseguir crédito junto as instituições financeiras.

Outra grande vantagem em conseguir um empréstimo para capital de giro se trata do fato de que não é necessária nenhuma garantia. O processo de análise de crédito é bem menos burocrático, além de rápido. Os juros são mais baixos para empréstimos de curto prazo, além de as parcelas se encaixarem melhor nas condições da empresa.

Os prazos de pagamento são mais curtos, visto que se trata de um valor menor para problemas imediatos. No entanto, é importante que as parcelas sejam pagas corretamente, para que não haja problemas para a sua empresa. Dessa maneira, faça um planejamento para ter certeza de que conseguirá pagar antes mesmo de solicitar o empréstimo.

Desvantagens de pegar um empréstimo para capital de giro

Assim como qualquer outro tipo empréstimo, o pagamento das parcelas é imediato. Então, é importante que consiga se planejar para começar a reembolsar o banco de maneira breve. O fluxo de caixa deve ser o suficiente para colocar o seu negócio nos trilhos, em vez de criar mais problemas.

Caso o seu negócio falhe, quanto mais dívidas acumular, irá fazer com que seja pressionado a declarar falência. Os riscos estão presentes, então é necessária uma boa estratégia para lidar com eles. Caso o valor solicitado seja muito alto, é possível que alguns bancos podem sim pedir garantia, embora não sejam maioria.

Se você deixar para pedir um empréstimo para capital de giro em momentos de dificuldade, é possível que os juros sejam mais elevados. Isso acontece que, após a análise de crédito, o banco percebe que estará arriscando grande quantidade de dinheiro. Com a possibilidade pequena de retorno, as taxas de juros colocadas pela instituição financeira podem ser altas.

Antes de solicitar um empréstimo em momentos de dificuldade, pergunte-se se é realmente necessário no momento. O importante é não criar mais dívidas que talvez não consiga arcar. Principalmente se você quiser um empréstimo sem garantias, a análise será ainda mais criteriosa, embora não burocrática.

Todas as maneiras de conseguir capital de giro devem ser ponderadas antes de se decidir por um empréstimo. Dependendo do valor dos juros, é possível que no futuro isso interfira nos seus lucros. Por isso, não pegue um valor além daquilo que precisa e, se possível, adiante o máximo de parcelas. Quanto menos juros, mais chance de lucros.

Os prazos curtos de pagamento podem ser uma desvantagem para aqueles que procuram por um investimento de longo prazo. Se for esse o seu caso, o empréstimo para o capital de giro não é uma boa saída para o seu negócio. Considere procurar por um empréstimo peer to peer, que serve, principalmente, para novos investimentos.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.