As principais vantagens de antecipar recebíveis

As principais vantagens de antecipar recebíveis
Gostou então Vote!

As principais vantagens de antecipar recebíveis

As principais vantagens de antecipar recebíveis e também suas desvantagens. Está claro para os empreendedores que é mais do que necessário possuir um planejamento financeiro. No entanto, mesmo assim é possível acontecer imprevistos que podem exigir um capital imediato para a resolução. Geralmente, os empresários tendem a procurar por um empréstimo bancário para resolver o problema.

Diferente do conhecimento de muitos, no meio empresarial há outras formas de conseguir crédito. Uma delas é a antecipação de recebíveis, que se trata de uma solicitação de crédito que você recebe antecipadamente por valores parcelados. Esse dinheiro pode ser adiantado pelas vendas de cartão de crédito, cheque ou mesmo duplicatas.

Geralmente se torna uma opção de conseguir dinheiro rápido pelos empreendedores em caso de imprevisto. Isso porque, apesar dos descontos de taxa, não são como os empréstimos, uma vez que você está usando o próprio dinheiro. Dessa maneira, esses valores cobrados são extremamente inferiores aos outros tipos de solicitação de crédito.

As taxas cobradas variam de banco para banco, mas também de acordo com o tempo das parcelas adiantadas. Ou seja, quanto mais distantes estiverem as parcelas, maior o desconto no recebimento. Além disso, dependendo da ocasião, outras taxas podem ser cobradas, então é importante você ficar atento.

Quais são as vantagens de antecipar recebíveis?

A escolha de obtenção de crédito vai de acordo com a necessidade da empresa. A primeira coisa que é preciso fazer quando se está precisando de dinheiro, é avaliar todas as formas de crédito para sua empresa. É possível que você, como empreendedor, conclua que empréstimos ou cheques especiais possuem uma taxa de juros muito alta.

As principais vantagens de antecipar recebíveis são exatamente isso. As taxas de antecipação acabam sendo menores pelo fato de você estar usando um dinheiro que já é seu. Os descontos acontecem por causa do risco de o banco não receber o dinheiro por inadimplência. Por isso, é importante você ter uma ideia do comportamento dos seus clientes.

Outra grande vantagem da antecipação de recebíveis se trata do pagamento dos juros apenas uma vez. Eles não acontecem de maneira mensal, embora cada mês adiantado, uma parte do capital seja descontado. Assim, você não irá acumular dívidas, de maneira que não precise comprometer a renda da sua empresa.

Ainda que as vantagens de antecipar recebíveis possam ser irresistíveis, caso faça uma análise de outras formas e as taxas forem menores, talvez seja melhor que escolha essa outra forma. Quanto mais lucro garantir para a sua empresa, melhor.

Quais são as desvantagens de antecipar recebíveis?

Como qualquer outra forma de obter crédito, antecipar recebíveis também possui suas desvantagens. Assim como as taxas podem se tornar uma vantagem, elas também são colocadas como um risco. A partir do momento em que a empresa antecipa com frequência os valores a serem recebidos, pode acabar se tornando um vício.

Quando a antecipação se torna frequente, pode acabar comprometendo os lucros. Isso porque irá pagar muitas vezes por taxas e ao acumular, pode perceber o prejuízo. Caso não consiga suprir essa perda, pode acontecer de sua empresa entrar no vermelho. É claro que os empreendedores não querem que isso aconteça.

Antes de solicitar o adiantamento, é importante comparar com outros tipos de operações financeiras. Pois, além da taxa cobrada pelo banco, será cobrada a taxa de IOF (imposto sobre operações financeiras). Então, para que não corra riscos, faça uma análise para ter certeza de que outras formas de crédito não são mais vantajosas. Cada caso é diferente, basta ter atenção para não fazer transações imprudentes.

Onde posso solicitar a antecipação de recebíveis?

Após fazer uma breve análise sobre as vantagens de antecipar recebíveis e também as desvantagens, é possível decidir se irá fazer ou não. Mesmo assim você quer solicitar uma antecipação? Saiba que isso é possível em quase todas as instituições financeiras, principalmente os bancos.

Caso você utilize os cartões de crédito, é possível pedir a operadora pelos pagamentos que foram parcelados. Os descontos variam de banco para banco, no entanto, não costumam passar de 4% ao mês. O recebimento do capital adiantado também varia, mas para os cartões de crédito costuma ser mais rápido.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário pedir o adiantamento do valor total. É possível pedir apenas a quantidade em que você precisa para realizar o seu objetivo. É interessante que o empreendedor coloque tudo na ponta do lápis, de maneira a evitar o pagamento de taxas sem a real necessidade.

O planejamento financeiro é necessário antes de qualquer tipo de solicitação de crédito. Para manter o capital de giro é importante ter cuidado. Caso esteja com problemas de manter o seu negócio apenas com o fluxo normal de caixa, talvez seja o momento para contratar um profissional. Faça um diagnóstico e comece a concertar o problema agora mesmo.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.