5 passos para obter crédito para o seu negócio

5 passos para obter crédito para o seu negócio
Gostou então Vote!

passos para obter crédito para o seu negócio

Antes de contratar o crédito para o seu negócio, é necessário que você esteja ciente que os bancos sempre fazem uma avaliação do perfil da sua empresa, com intuito de ter a certeza que você conseguirá pagar.

Pois as instituições financeiras, assim como você e todo mundo, não quer correr riscos e levar prejuízos por mau pagamento de quem pegou o dinheiro emprestado.

Pensando nisso, elas levam em consideração alguns pontos, conhecidos como “Os Cinco C’s”, para conceder então o crédito. E se você pretende solicitar um empréstimo é necessário que você entenda quais são esses pontos para facilitar a concessão. Confira!

Mas afinal, o que são os “5 C’s”?

Os “5 C’s do crédito, nada mais é um modelo para a autorização, onde cada C simboliza um critério para a análise da aprovação do crédito para o seu negócio.

1 – Caráter

O caráter refere-se a sua personalidade e propensão de pagar o crédito empresarial adquirido. Para isso, é realizado consultas em órgãos de restrição como SPC e Serasa, além de analisar se a sua empresa ou sócios possuem algum tipo de ação judicial.

Com isso, as instituições financeiras conseguem ter maior certeza que você corresponderá as expectativas delas.

2 – Capacidade

Nesse critério é analisado a capacidade que a sua empresa tem de pagar o valor do crédito para o seu negócio que foi solicitado, dessa forma são requisitados documentos financeiros do caixa.

Negócios que não tem a contabilidade em dia, acaba perdendo o crédito empresarial, pois fica difícil provar que a empresa consegue arcar com o endividamento.

3 – Capital

O capital refere-se a todo o patrimônio da empresa e dos seus sócios, assim é possível medir o valor que o solicitante consegue pagar, inclusive essa analise não é feita de acordo com o crédito solicitado.

4 – Colateral

Esse C, é conhecido como a garantia, ou seja, o que é oferecido caso o pagamento não seja realizado, isso serve para as amenizar as chances de inadimplência. Essa garantia pode ser dada com imóveis, móveis, contas que serão recebidas e etc.

5 – Condições

As condições visam analisar o momento em que a empresa se encontra, se ela está em ascensão, estagnada ou declinando.

Para que o crédito para o seu negócio seja atendido de maneira justo, é levado em conta até mesmo a atual situação econômica das empresas concorrentes.

Sabendo de todas essas informações, você pode então melhorar as chances de ter o financiamento para empresa aprovado. Depois disso, é só partir para os 5 passos parar obter o crédito para o seu negócio.

5 passos parar obter crédito para o seu negócio

1° – Reconhecendo a necessidade do crédito

O primeiro passo é reconhecer para qual finalidade você deseja o crédito, seja para quitar dívidas, aumentar a estrutura física ou comprar algum aparelho. Tendo esse conhecimento, você consegue então calcular o valor do crédito que será solicitado para a instituição financeira que você preferir.

2° – Analisando as instituições financeiras

O segundo passo consiste em analisar as instituições financeiras que oferecem o crédito empresarial e optar por aquela que mais esteja dentro das suas necessidades. Lembrando que as taxas de juros de cada banco são diferentes e alguns, inclusive, são significantemente maiores que outros.

3° – Conhecendo as dificuldades

É necessário ter também em mente as dificuldades que podem impedir você de conseguir crédito para o seu negócio. Situações como dívidas não pagas, empresa não legalizada, dentre outros empecilhos, deve ser do seu conhecimento.

Sabendo disso, você pode tomar as atitudes necessárias para tornar a empresa totalmente legal, antecipando-se então ao problema.

4° – Criando um plano de negócio

O plano de negócio é um dos documentos que você deve ter em mãos no momento que se dirigir a instituição financeira escolhida para solicitar o crédito, pois ele é um dos documentos exigidos pelos bancos.

O plano de negócio consiste em um resumo de todas as operações da empresa, como o produto que é oferecido por ela, detalhes sobre os recursos humanos e as estratégias de marketing utilizadas.

Ou seja, você terá que provar para a instituição financeira que vale a pena liberar o crédito para o seu negócio, pois ele é totalmente realizável.

Ao criar um plano de negócio, você consegue mensurar o qual viável é aquela atividade que você deseja realizar, isso evita que você só descubra que o projeto é impossível depois de já ter investindo tempo e dinheiro nele.

5° – Solicitando o crédito

Depois de todas essas etapas, é preciso apenas ir à instituição financeira com os documentos necessários e esperar a análise de crédito, que pode ser restringida ou liberada.

Conclusão

Esses são os pontos e os passos que você deve estar atento para fazer um bom proveito do seu crédito empresarial. Não se esqueça também de ter uma boa administração financeira, para evitar dívidas impossíveis de serem pagas.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.