O que é SPC e Serasa? Conheça as diferenças e saiba como consultar seu nome.

O que é SPC e Serasa? Conheça as diferenças e saiba como consultar seu nome.
Média 3 - 1 voto

O SCPC, SPC e Serasa são empresas que possuem um banco de dados de todos os consumidores com dívidas vencidas do país. Confira o significado de cada uma delas e saiba como consultar seu nome. O que é SPC e Serasa? Conheça as diferenças e saiba como consultar seu nome.

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Serasa Experian são empresas responsáveis por registrar, em um enorme banco de dados, informações pessoais, como nome completo e CPF, endereço de um indivíduo que possua dívidas atrasadas, cheques protestados, cheques roubados, etc. Mesmo com nomes diferentes, ambas as empresas têm a mesma intenção: obter um banco de dados para conceder informações para ajudar empresas, bancos e lojas a tomarem uma decisão no momento de vender algum produto ou serviço a prazo, emprestarem dinheiro ou fazer financiamentos.

Ao deixar de pagar uma dívida, a instituição pode enviar essa informação ao SPC e Serasa de que você não cumpriu com suas obrigações, ou seja, que está devendo. Todas as informações são registradas no seu nome e CPF e fica disponível para qualquer empresa que solicitar o serviço da Serasa ou SPC.

Se você não pagar a dívida, seu nome será registrado em um desses órgãos e permanecerá por cinco anos a partir da data de negativação. Isso se você não fizer o pagamento total da dívida. Após este prazo de cinco anos, tanto a Serasa, quanto SPC e SCPC são obrigados a retirar seu nome do banco de dados.

Conheça a diferença entre SPC e Serasa

Ambas as empresas têm a mesma finalidade: fornecer informações de quem está com divida e também outras informações importantes para as empresas, bancos e lojas que pretendem vender produtos ou serviços a prazo e oferecer empréstimos.

A Serasa Experian recebe a maioria dos dados sobre quem está inadimplente em bancos, já o SPC comporta mais informações sobre os indivíduos que são devedores no comércio.

As duas empresas partilham as informações de seus bancos de dados entre si, ou seja, normalmente, quando você é registrado em uma delas, essa informação também aparece no banco de dados da outra. A principal diferença entre as empresas é a criação e os tipos de consulta do CPF.

O que é a Serasa Experian

A Serasa é uma empresa de proteção ao credito, presente no Brasil há quase 50 anos e desde 2007 faz parte do Grupo Experian. Ela possui um enorme banco de dados com informações dos indivíduos que possuem dívidas vencidas. Quando isso ocorre, o consumidor é notificado através de uma carta enviado ao seu endereço residencial e, diante disso, você terá 10 dias para regularizar essa situação.

A Serasa disponibiliza aos consumidores a consulta grátis do CPF em suas agências ou através do site da Serasa, de forma rápida e online.

O que é o SPC Brasil

Criado em 1955 por um grupo empresarial, o SPC é o sistema de informações das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) e o maior banco de dados da América Latina sobre pessoas físicas e jurídicas Assim como a Serasa, seu objetivo é auxiliar a tomada de decisão na concessão de crédito por parte de empresas em todo o País.

Atualmente 1,2 milhão de empresas utilizam seus serviços. Para realizar uma consulta online do CPF, é preciso desembolsar o valor de R$ 9,90 por consulta.

O que é o SCPC

O Serviço Central de Proteção ao Crédito ou também SCPC, é um serviço administrado pela Boa Vista Serviços, que também fornece informações sobre quem está negativado, tanto pessoa jurídica quanto física. É um serviço gratuito, não é necessário pagar para consultar o seu CPF pela internet.

Além da internet, residentes de São Paulo, se preferir, podem ir até uma agencia física e realizar a consulta do CPF. Confira abaixo os endereços:

  • Rua Boa Vista, 62, Centro, São Paulo;
  • Rua Gabriela Mistral, 199, Penha, São Paulo;
  • Rua Mario Lopes Leão, 406, Santo Amaro, São Paulo;
  • Rua Marechal Tito, 1.042, São Miguel Paulista, São Paulo.

Residentes de outros estados, não tem jeito: a solução é realizar a consulta do CPF através da internet.



One comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.