Empréstimo peer to peer ou empréstimo bancário: O que é melhor?

Empréstimo peer to peer ou empréstimo bancário: O que é melhor?
Gostou então Vote!

Ao se pensar em financiamento, há duas possibilidades: o empréstimo bancário e o empréstimo peer to peer lending. As diferenças entre ambas as formas de conseguir crédito pessoal são enormes, mas pelo P2P ainda ser extremamente novo no mercado, pode gerar desconfiança para aqueles que pretendem investir e para os que pretendem pedir o dinheiro.

Conseguir um crédito pessoal pode servir por vários benefícios, desde pagar uma dívida pendente, investir em novos negócios ou investir ainda mais em um negócio que já está em andamento. Assim, fica claro que é possível que pedir por um empréstimo sem ser necessariamente por condições financeiras em crise.

Quando se pensa em pedir um financiamento, mesmo se for de forma planejada, pode significar dias de um processo burocrático no banco ou em instituições financeiras até que o dinheiro seja liberado, mas ainda há o risco de ter o pedido negado. O peer to peer lending surgiu como uma oportunidade de fazer com que esse processo seja mais rápido.

Saiba aqui um pouco sobre os dois tipos de empréstimo para que faça a melhor escolha na hora de decidir a fazer um financiamento.
Empréstimo peer to peer ou empréstimo bancário

O empréstimo tradicional: empréstimo bancário

Em primeira vista, o empréstimo bancário parece ser bastante simples. Basta o solicitante ir até uma agência, conversar com o gerente e pedir uma solicitação de crédito, informa a quantia que deseja e em até quantas parcelas está disposto a retornar o dinheiro ao banco ou instituição financeira.

Após aguardar um tempo para a análise, se a solicitação for aprovada, o empreendedor tem o direito de pegar o dinheiro imediatamente. No entanto, o processo é bastante burocrático e extremamente vagaroso, mesmo quando aprovado, as taxas de juro nem sempre são justas e que cabem no bolso para pagamento.

Outro fato que pode interferir na liberação do crédito, é se a instituição ver se o investimento pode ter muitos riscos. Caso seja realmente aprovado, os juros serão ainda mais elevados do que seriam em negócios de baixo risco. Por causa disso, é possível que aconteça empecilhos para que o pagamento aconteça, o que, consequentemente, fará com que a taxa de inadimplência aumente, visto que as condições não são favoráveis.

Dessa maneira, para escolher o empréstimo bancário, deve-se avaliar bastante a situação da sua empresa e como será o rendimento para o desenvolvimento desse capital.

O empréstimo online: empréstimo peer to peer lending

O empréstimo peer to peer se trata de algo feito de pessoa para pessoa, um processo realizado completamente em plataformas online, tendo apenas uma empresa como ligação entre as duas partes. Basta ter uma pessoa que esteja disposta a investir e uma outra pessoa que esteja com um projeto e que precise de um capital.

A análise de crédito é bem mais breve e menos burocrática do que seria com o banco ou instituição financeira em questão. É possível conceder o empréstimo mesmo para aqueles que tem o nome negativo, dependendo do motivo da negatividade. É um processo criterioso, mas a partir do momento em que os juros são menores, a chance de inadimplência diminui.

Esse tipo de empréstimo também é conhecido por empréstimo coletivo, uma vez que é possível receber quantias de um numero ilimitado de investidores interessados no seu projeto. Até mesmo os juros são decididos através de um acordo, criado pela plataforma P2P.

Durante determinado tempo o projeto estará disponível na plataforma, e vários colocarão o dinheiro a disposição. No entanto, se o limite de crédito não for alcançado, o investimento será imediatamente devolvido para seus donos e o empréstimo não será concedido para o empreendedor.

Dessa maneira, costuma ser o financiamento procurado por aqueles que não tenham peso no mercado financeiro, empreendedores que ainda estão começando ou empresas que ainda não se firmaram completamente. No entanto, é preciso de uma criatividade e de um projeto que tenha realmente chance de prosperidade.Empréstimo peer to peer ou empréstimo bancário

Qual é a melhor escolha para o meu caso: financiamento ou peer to peer?

Não há um tipo de empréstimo para empresa melhor do que o outro, o que deve ser considerado é a situação de necessidade dos seus negócios financeiros. As principais diferenças entre o empréstimo bancário e o empréstimo peer to peer lending já foram expostas, sendo elas referente as taxas de juros, burocracia e eficiência.

Sendo assim, o empréstimo bancário é recomendado para empresas de maior porte, isso porque o crédito é concedido imediatamente assim que aprovado. Para marcas de maior nome e mais consolidadas, os bancos e financeiras não hesitam em emprestar o capital, uma vez que o retorno é quase garantido. Além disso, os juros não parecem ser um problema.

No entanto, para pequenos empresários e microempresas, o empréstimo peer to peer é mais recomendado, embora demore um pouco mais para acumular o crédito. No entanto, as chances de aprovação são extremamente maiores, além da chance de sucesso. Dessa maneira, fica extremamente vantajoso na hora de fazer o pagamento das parcelas.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.