Empréstimo para capital de giro: Uma forma de fazer sua empresa crescer

Empréstimo para capital de giro: Uma forma de fazer sua empresa crescer
Gostou então Vote!

Empréstimo para capital de giro: Uma forma de fazer sua empresa crescer

O empréstimo para capital de giro serve como uma boa opção para que as empresas consigam crescer. Para fazer com que a empresa se desenvolva é preciso ter o capital em mãos, principalmente quando se tem que investir em marketing e outras despesas. Ou seja, o capital de giro nada mais do que o dinheiro que serve para as necessidades

Muitas vezes, as empresas mais novas no mercado tendem a não ter capital suficiente para mantê-la funcionando. É preciso de um tempo a mais de funcionamento para atingir o ponto de equilíbrio. Esse ponto de equilíbrio se trata de os lucros conseguirem suprir as dívidas sem precisar de capital externo.

Mesmo que a empresa consiga criar uma base de clientes sólida, é possível que seja necessário utilizar de capital de giro em algum momento. Dessa maneira, é interessante solicitar um empréstimo desse capital, de maneira que não seja necessário realizar um financiamento.

Esses empréstimos são voltados para as despesas diárias das empresas, como pagamento de salário, entre outros. No entanto, não pode ser utilizado para investimentos ou comprar ativos a longo prazo. O capital de giro para empresa serve apenas para mantê-la em funcionamento.

Do que se trata o empréstimo para o capital de giro?

O capital de giro se trata de um dinheiro que a empresa compromete com o dia a dia de funcionamento. Esse capital não tem ligação alguma com os ganhos e perdas. É um tipo de consumo se trata de uma maneira de auto mantimento da companhia. No vocabulário popular, é o dinheiro que você coloca para “girar”, ou seja, que você recebe dos clientes, paga os fornecedores, entre outros.

Ao saber do que se trata o capital de giro, não é difícil entender do que se trata o empréstimo para esses fins. Se trata de um empréstimo solicitado para atender as necessidades básicas do seu negócio. Outros tipos de empréstimo podem ser utilizados para outras atividades da gestão de uma empresa. Ao contrário, o empréstimo para capital de giro não precisa ter um fim específico.

Sua aprovação é bem menos burocrática, principalmente pelo fato de ser aprovado mesmo quando é apresentado para qual objetivo o capital será usado. Isso acontece pelo fato de ele não servir para investimentos ou financiamentos a longo prazo. Assim sendo, o crédito disponível é bem menor do que os dos empréstimos tradicionais.

O empréstimo para capital de giro costuma ser solicitado em momentos em que o seu negócio está com uma margem de lucro menor. Assim, ele toma uma posição de reserva para que você consiga suprir com as despesas sem cair no vermelho. Costuma ser utilizada também para momentos de imprevisto, quando aparece uma dívida inesperada.

Quais as vantagens do empréstimo de capital de giro?

A principal vantagem do empréstimo para capital de giro se trata de você manter o seu caixa prevenido para eventualidades imprevistas. Caso o lucro comece a diminuir dependendo da temporada, é possível que a empresa se endivide rapidamente. Para que não aconteça que a situação vire uma bola de neve, o capital de giro serve como uma segurança.

Esse tipo de empréstimo, diferente do financiamento de um investidor, você não precisa dar parte da sua empresa em troca. A partir do momento em que a dívida do empréstimo é completamente quitada, você pode seguir com o seu negócio do jeito que bem entender. Assim, você não precisa vender as ações da sua empresa para mantê-la em funcionamento em momentos de crise.

Outra grande vantagem desse tipo de empréstimo se trata do fato de não precisar de garantias junto ao banco. Além disso, não é preciso se comprometer a anos de dívida sem necessidade. Uma vez que o empréstimo de capital de giro é imediato, o retorno do dinheiro ao banco acaba sendo rápido também.

Diferente de alguns tipos de financiamento para empresas, o empréstimo para capital de giro pode ser utilizado como você bem entender. Além de não possuir muitas restrições do uso, a aprovação também é bem mais eficiente. A análise de crédito acontece rapidamente e a probabilidade da sua solicitação ser negada é mínima.

Quais as desvantagens do empréstimo para capital de giro?

Assim como qualquer outro tipo de empréstimo você vai ter que reembolsar o banco ou instituição financeira. O empréstimo se torna uma desvantagem a partir do momento em que o seu negócio tem chance de falhar. Dessa maneira, há chance de você acabar com uma dívida que não poderá arcar, obrigando a sua empresa a entrar em situação de falência.

Por mais que as taxas de juros não sejam muito altas, ainda são superiores a alguns outros tipos de obtenção de crédito. Isso porque como a análise não é tão burocrática, acaba sendo arriscado para os credores. Por isso, antes de fazer uma solicitação de capital em uma instituição, é importante ter certeza de que é realmente necessário, para não fazer dívidas que podem comprometer o lucro.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.