Empréstimo ou financiamento: o que é melhor para minha empresa?

Empréstimo ou financiamento: o que é melhor para minha empresa?
Gostou então Vote!

Um empréstimo ou financiamento pode ser a solução para alguns problemas trazidos por crises financeira que as empresas eventualmente costumam passar, principalmente quando os negócios estão sendo expandidos. Ao precisar de fazer algum investimento, a maioria dos empreendedores não sabem que existe diferença entre um empréstimo e um financiamento.

Devido a esse desentendimento é possível que as empresas peguem dinheiro emprestado sem nem ponderar a respeito de qual seria a melhor opção para o momento em questão. Mesmo quando sabem a diferença, as dúvidas para saber qual caminho seguir pode ser algo bastante difícil de lidar, principalmente quando acaba por tomar a decisão errada.

Antes de tomar uma decisão frente as finanças da sua empresa, saiba aqui a diferença e comparação entre as duas formas de pegar capital emprestado para o seu negócio. Dessa maneira, será possível, então, decidir qual será a opção que irá satisfazer as necessidades.
Empréstimo ou financiamento: o que é melhor pra meu negocio?

Características do empréstimo

O empréstimo se trata de uma forma de pedir dinheiro emprestado por meio de um banco ou instituição financeira, uma vez que esses locais têm autorização para prestar esse tipo de serviço. Esse local empresta o dinheiro para a pessoa física ou jurídica e, como lucro, cobra juros, de maneira que a instituição continue tendo recursos para realizar o mesmo tipo de serviço para outros.

Em comparação com o financiamento, o empréstimo não possui tanta burocracia. Ou seja, é considerado o meio mais fácil de conseguir capital para investimento nas empresas, uma vez que não é preciso explicar o motivo da solicitação do empréstimo. A única desvantagem é os juros extremamente altos visto ao risco de inadimplência que o banco corre.

No entanto, esse tipo de negócio também não é necessário possuir nenhum bem como garantia. Dessa maneira, o acordo é bastante simples, sendo feito somente através de um contrato assinado entre a instituição e aquele que está solicitando o crédito.

Características do financiamento

O financiamento também é um tipo de empréstimo, no entanto, a principal diferença para com o empréstimo convencional, se trata de que o dinheiro emprestado é direcionado para um fim em específico. Alguns dos financiamentos mais comuns são para pagar algum imóvel, carro ou pagar prestações de alguma universidade.

Esse tipo de negociação é muito semelhante a uma compra de algum bem, isso porque a renda deve estar comprovada, de maneira que ao assinar o contrato, a pessoa tenha condições para pagar as prestações que virão com juros. Assim, as parcelas serão ajustadas para o quanto de salário que a pessoa recebe atualmente, para que seja possível o pagamento sem problemas.

Assim, as parcelas não podem passar de 30% da renda daquele que assinou o contrato, caso contrário, a negociação não estaria seguindo a lei. Além disso, os juros só podem alcançar até 12%, caso a taxa esteja maior do que isso, é possível que esteja financiando algo com parcelas abusivas. São cuidados a serem tomados.
Empréstimo ou financiamento para empresa

Empréstimo ou financiamento: qual é o melhor?

Todos os tipos de empréstimo trazem desvantagens para quem está negociando, isso porque todos têm a sua taxa de juros, sendo alto ou baixo. Para decidir se o empréstimo ou financiamento é o melhor no seu caso, basta você verificar as vantagens da opção e ver qual vai te trazer uma solução mais satisfatória.

O empréstimo se torna melhor quando o beneficiário procura uma liberdade melhor de manusear o dinheiro, uma vez que não tem um destino concreto na hora da solicitação. No entanto, a sua maior desvantagem se trata das altas taxas de juro, pelo risco que o banco ou outra instituição financeira corre ao emprestar o dinheiro.

Já o financiamento para sua empresa se torna a melhor opção quando se tem um destino para o capital, principalmente em caso de adquirir bens de alto valor, como imóveis ou carros. No entanto, há uma burocracia bem maior para conseguir aprovação, principalmente da renda do beneficiário, embora os juros sejam consideravelmente menores do que os do empréstimo comum.

A maior diferença entre os dois tipos é o prazo de pagamento. Os empréstimos normais costumam ter um prazo menor, o que dependendo do valor emprestado faz com que as prestações sejam mais caras. O financiamento pode chegar há mais de dez anos de prestações, dependendo do bem em que a pessoa adquiriu; carros podem passar de 60 meses, enquanto imóveis podem chegar a 30 anos.

Os empréstimos não emprestam valores extremamente altos quanto os financiamentos, então é algo que deve ser avaliado com cuidado ao fazer a solicitação do capital. Dessa maneira, como dito antes, cada qual com as suas vantagens e desvantagens, você deve escolher entre empréstimo ou financiamento visando o que você está precisando fazer em seu comércio.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.