Consórcios, opção de crédito para financiar bens e serviços

O que é um Consórcio? Muitas pessoas tem confudido o Consórcio com Financiamentos. Consórcio não é Financiamento! O Consórcio explicado de uma forma mais simples, tratasse da união de um grupo de pessoas tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Essas pessoas possuem um interesse em comum, adquirir um bem ou serviço sem ter que pagar juros por isso. Outro fator em comum entre as pessoas do grupo de Consórcios é a não possibilidade financeira de adquirir o bem imediatamente.

O grupo formado do Consórcio necessariamente precisa ser  gerido e organizado por uma empresa, normalmente essa organização é feita por Administradoras de Consórcios, vamos aos exemplos: Porto Seguro, Sulamérica, Rodobens, Consórcio Nacional Embracon, Consórcio Luiza, Caixa Consórcios, Consórcio Volkswagen, Consórcio Alfa, Consórcio Chevrolet, Consórcio União, Consorcio Nacional Ford e muitos outros.

A Administradora se encarrega de viabilizar as operações e o funcionamento do Consórcio. Para gerir o Consórcio, a empresa cobra pelos serviços uma taxa de administração de cada um dos Cotistas dos grupos.

Como funciona o Consórcio?

Uma empresa autorizada pelo BC (banco central) para operar com cotas de consórcio, capta pessoas que querem adquirir um bem ou serviço, vende uma cota de determinado valor, pega esse valor, divide em uma quantidade de parcelas que pode chegar a 180 meses ou mais, essa prática colabora para diluir o valor em parcelas com valores baixos, possibilitanto aos consorciados pagarem a cada mês uma quantia acessível para realizar a compra do bem ou contratar um serviço.

Com o Consórcio, um ou mais consorciados são sorteados ou contemplados mensalmente, quando isso acontece, a administradora fornece uma carta de crédito ao Cotista que poderá utilizá-la para concluir a compra o bem (automóvel, imóvel, barco, cirurgia plástica etc..) à vista.

Sorteios ou Lances

O Cotista de Consórcio particpa todos os meses de sorteios para contemplação, em geral, quase todos os planos de consórcios também permitem que os consociados dêem lances para antecipação de certo número de parcelas, neste caso, quem oferecer o maior lance, ganha a disputa e leva a “carta de crédito” para relaizar o desejo da compra.

Afinal de contas, o Consórcio é uma boa alternativa ao financiamento e/ou crédito direto ao consumidor – CDC? Existem muitas discussões a respeito, mas sem dúvidas, para quem não tem dinheiro para fazer a compra à vista ou não têm diheiro reservado para financiar o bem ou serviço que deseja, nestes casos, do ponto de vista financeiro, o consórcio pode ser uma alternativa de crédito melhor que o CDC e os Financiamentos de bens. Portanto, se consumidor não tem pressa para esperar a contemplação, o consórcio com certeza serve bem aos propósitos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.