Antecipar recebíveis: Uma alternativa de crédito para sua empresa

Antecipar recebíveis: Uma alternativa de crédito para sua empresa
Gostou então Vote!

Na maioria dos casos os empresários tendem a antecipar recebíveis como uma ótima saída para seus negócios. Isso acontece pelo fato de que é uma maneira mais rápida de conseguir um capital imediato. Os motivos para solicitar o adiantamento podem ser variados, como investir em um negócio ou mesmo pagar dívidas.

É claro que essa maneira de conseguir dinheiro mais rápido costuma ser vantajosa. As taxas da antecipação são bem menores comparado às do cheque especial. No entanto, o dinheiro que você está pegando agora deve retornar para o banco de alguma forma. Por isso, fique atento a situação atual da sua empresa.

Nesta postagem você vai conhecer todas as vantagens e desvantagens de antecipar de recebíveis. Assim, você mesmo poderá decidir se essa transição realmente vale a pena.

Compare com outras linhas de obtenção de crédito

Antecipar recebíveis se caracteriza pelo fato de que a empresa ao solicitar, recebe a vista o valor das vendas realizadas no cartão de crédito. Costuma ser uma opção para os empreendedores dos quais precisam de um capital imediato.

Antes de fazer a solicitação da quantia, é importante que uma pesquisa sobre outras formas de crédito seja realizada. Isso porque as taxas cobradas são diferentes em cada uma delas. A partir disso é possível fazer uma avaliação se realmente vale a pena fazer um adiantamento no momento.

Em relação aos empréstimos bancários a antecipação costuma ser uma opção mais vantajosa. Pelo fato de que o solicitante estar utilizando o capital da própria empresa, o banco acaba cobrando juros menores. No entanto, é possível encontrar melhores opções dependendo da quantia e das taxas.

Qual o valor das taxas cobradas para antecipar recebíveis?

As vantagens do adiantamento são muitas, caso for utilizado apenas uma vez. Isso porque a partir do momento em que essa se torna uma opção recorrente, os descontos das taxas podem acabar comprometendo os lucros a longo prazo. A taxa varia de banco para banco, embora não costume ser muito alta.

Caso você peça a antecipação de recebíveis, o banco cobra a taxa imediatamente e você já recebe o valor com o desconto. Então, caso você peça de uma parcela, apenas o valor daquele mês será descontado. No entanto, se você pedir do valor total da venda, a taxa será cobrada em cada uma das parcelas.

Quanto mais tempo de adiantamento, maior é o valor do desconto. Dessa forma, o valor recebido por cada parcela vai diminuindo referente a quantos meses estão sendo adiantados. Considerando essas incidências de taxa, é possível fazer uma estimativa de lucro, para decidir se vale a pena ou não fazer a solicitação.

Antecipar recebíveis vale a pena se for recorrente?

Em momentos que o capital se torna extremamente necessário naquela situação imediata, antecipar recebíveis vale muito a pena. No entanto, caso for utilizada de maneira recorrente, pode ser que a prática se torne prejudicial aos lucros da empresa. Como dito anteriormente, quanto mais adiantar, maior o desconto.

Mesmo após uma breve análise e, ainda assim, você decide fazer a solicitação do adiantamento, permaneça atento. Além disso, é importante que você faça uma previsão do fluxo de caixa dos próximos meses, para saber se a sua empresa conseguirá arcar com a devolução para o banco.

Essa avaliação pode acontecer por meio de uma análise da taxa de inadimplência dos seus clientes. No entanto, tenha certeza de que a antecipação dos valores realmente é necessária. Nem sempre ter o dinheiro com antecedência pode ser favorável para o seu caixa. O mais importante para uma empresa é cortar os gastos.

Procure antecipar recebíveis apenas em casos de imprevistos. O mais importante é decidir por solicitação de crédito em bancos ou financeiras por meio de uma boa estratégia. Dependendo do caso, é possível considerar os empréstimos coletivos, principalmente quando se tem a intenção de fazer investimentos.

Os empréstimos coletivos, também conhecidos como peer to peer, costuma ser uma opção muito considerada pelas empresas. Isso porque, diferente dos bancos, a relação é direta com os investidores interessados em emprestar o dinheiro. E, assim como a antecipação de recebíveis, as taxas são menores do que seriam com os empréstimos bancários.

Conclusão

É possível perceber, dessa maneira, antecipar recebíveis pode ser uma grande vantagem quando as suas taxas são menores do que outras formas de crédito. Transformar o dinheiro futuro em algo atual, somente vai valer a pena caso o desconto não sobreponha os lucros.

Se outras opções de concessão de crédito tenham taxas menores, elas acabam por se tornar mais atraentes. Lembre-se: o importante é que a antecipação de recebíveis não se torne uma atitude recorrente na empresa. Procure se preocupar sempre com as maneiras de manter a maior parte dos lucros.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.