Antecipação de recebíveis: O que é, como funciona e onde fazer

Antecipação de recebíveis: O que é, como funciona e onde fazer
Gostou então Vote!

Antecipação de recebíveis: O que é, como funciona e onde fazer

Em momentos de crise os empreendedores vêm encontrando dificuldades de manter suas empresas ativas. Principalmente porque o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. Por causa das dívidas, algumas alternativas tem sido o empréstimo ou antecipação de recebíveis.

Alguns gestores não têm considerado o empréstimo como uma boa opção. Por causa disso, os motivos que podem levar um empreendedor atrás de uma antecipação de recebíveis podem ser bem variados. Para que uma gestão seja boa, é preciso que o prazo de pagamento e prazo de recebimento estejam equilibrados.

Quando esses prazos não estão equilibrados, pode ser que a empresa precise de capital antes do prazo. É para isso que serve a antecipação, de maneira que você receba antecipado por uma venda. Aqui você irá saber exatamente do que se trata, como funciona e onde fazer a solicitação.

O que é a antecipação de recebíveis?

Em geral, a antecipação de recebíveis se trata de uma obtenção de capital em curto prazo. Trata-se de um adiantamento de recursos de vendas parceladas. Podem vir dos cartões de crédito, cheques pré-datados ou carnês. Essa antecipação acontece pelo fato de o banco tomar o risco dos recebimentos das parcelas.

Acontece um pequeno desconto dos valores, mas nada que realmente comprometa no lucro. Assim, o dinheiro que você receberia adiante de vários meses, pode ser recebido no caixa atual. Dessa forma, as instituições que oferecem esse tipo de procedimento estão disponíveis para uma negociação.

Se trata de uma negociação financeira sem muita burocracia. Porém, o valor está sujeito a apenas o que se tem a receber. Caso precise de uma quantidade de dinheiro maior, é necessário partir para outro tipo de obtenção de crédito: empréstimo ou financiamento. Ainda assim, é importante que as empresas fiquem atentas as taxas de juros, para que não tenham prejuízo no resgate.

Geralmente é um tipo de operação que acontece com a solicitação do empreendedor. Mas há aqueles que preferem que a antecipação aconteça de maneira automática de acordo com a necessidade de seus negócios. É claro que nada disso acontece como mágica, por isso, é importante saber o seu funcionamento.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Como dito antes, esse tipo de procedimento tem um custo para a empresa. Como qualquer outra maneira de obter crédito empresarial, possui certa burocracia e determinado valor de taxas. Esses valores sempre serão proporcionais ao tempo que levará para que o seu crédito seja reposto naturalmente pelo pagamento de parcelas.

Por isso, é importante que você, como empreendedor, esteja atento a essas taxas. Pode ser que haja outros tipos de tarifas. Dessa maneira, para que não aconteça de ter prejuízos, principalmente quando há a intenção de pagar alguma dívida da empresa. Dependendo do caso, a antecipação pode não ser uma boa saída.

Para que isso seja uma opção vantajosa para o seu negócio, faça um plano financeiro referente aos meses posteriores. Coloque algumas dívidas como prioridade, levando em conta de que pode acontecer de algum cliente não pagar as parcelas. Dessa forma, o banco pode aplicar alguma restrição ao seu negócio pela inadimplência.

Dependendo da instituição em que você solicitou a antecipação, pode ser necessário que você pague as parcelas que faltaram. Por isso, é importante que você verifique o comportamento dos seus consumidores antes de solicitar o adiantamento.

A segurança total da sua empresa deve ser colocada em prioridade. Caso contrário, considere outras opções de crédito. Não torne disso uma rotina para que as dívidas sejam sanadas. O ideal é que o seu caixa atual supra com as necessidades da empresa. Em suma, a antecipação de recebíveis deve ser solicitada diretamente na instituição financeira em questão.

Onde fazer a aquisição da antecipação de recebíveis?

Os adiantamentos dos valores desejados podem ser solicitados nos principais bancos do país. Além disso, há algumas empresas de cartão de crédito e débito que disponibilizam esse tipo de transição financeira. Infelizmente, os maiores bancos como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa e Banco do Brasil não costumam disponibilizar suas taxas de juros.

O prazo máximo de antecipação costuma ser um padrão para todos os brancos, embora variem um pouco entre si. Geralmente não passa de um ano, no entanto, dependendo do caso, pode ser possível a negociação com o gerente do banco. Esse prazo se refere a antecipação dos valores de cartão de crédito. Caso for de cheque ou duplicada pode ir até 120 dias.

Procure fazer uma comparação entre as instituições antes de decidir onde fazer o adiantamento.



Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.